Moradores do San Fernando Valley, Itapetinga e Condomínio Itaporã convivem com problema que coloca em risco a saúde de munícipes e pode configurar crime ambiental

Um vazamento de esgoto em via pública se tornou um problema crônico para moradores dos bairros San Fernando Valley e Itapetinga em Atibaia, que convivem com o mau cheiro e risco de contaminação diariamente desde o início do ano passado.

Localizado em frente ao condomínio Itaporã, na estrada Marcos Peçanha, o vazamento já mobilizou os moradores que fizeram diversas reclamações ao SAAE sem conseguir uma solução definitiva para o caso.

Em matéria publicada no “Espaço do Leitor”, em setembro do ano passado, o SAAE afirmou em nota oficial que resolveria o problema de forma definitiva “em breve” e que a solução dependia da interligação da rede de esgoto do Residencial Itaporã à rede pública de esgotamento sanitário por meio da EEE (Estação Elevatória de Esgoto) Granville, e que uma limpeza periódica seria realizada como solução paliativa.

Segundo os moradores dos bairros e do condomínio que acessam a via o vazamento nunca parou, quando o esgoto transborda de forma excessiva, um caminhão tanque do SAAE esvazia a galeria, que depois enche novamente e o problema retorna.

Ainda segundo munícipes outro grave problema é que o esgoto acaba por contaminar um riacho próximo do local o que pode configurar crime ambiental.

Obra no Lago da Ferradura sofre com o vazamento

O terreno do “Lago da Ferradura” está em obras, e a equipe que trabalha na construção de um muro na propriedade todos os dias é colocada em situação insalubre devido ao vazamento de esgoto.

Segundo um munícipe, que preferiu não se identificar, os carros que passam no local lançam o esgoto diretamente sobre quem trabalha na obra ou sobre pedestres que eventualmente utilizam a via.

“Conversei com o pessoal da obra, informaram que já tomaram banhos de esgoto devido aos carros que passam em alta velocidade”.

Outros moradores ouvidos pela reportagem apontam que o problema aconteceu por causa do crescimento urbano sem a infraestrutura adequada.

“Prefeitura autoriza um condomínio desse porte e não dá infraestrutura, e quem paga é população”.

O Portal Atibaia News segue monitorando a situação junto a população e trará novas informações sobre a solução definitiva do problema.

NOTA OFICIAL – SAAE

A SAAE Atibaia esclarece que o Residencial Itaporã será interligado à rede pública de esgotamento sanitário por meio da EEE (Estação Elevatória de Esgoto) Granville, obra prevista para iniciar na próxima quinzena, visto que estava no aguardo de outorga dos órgãos responsáveis para prosseguimento dos serviços. Neste momento as equipes estão no local para execução da limpeza das redes, como tem feito periodicamente.

Veja também:

Vazamento de esgoto de condomínio de alto padrão continua sem solução em Atibaia

CIDADE DE SÃO PAULO DECRETA HOJE ESTADO DE EMERGÊNCIA POR DENGUE