Celular Seguro: governo lança serviço de bloqueio remoto de celulares; veja como usar

O Celular Seguro é um novo serviço que está sendo lançado hoje pelo governo do Brasil. Com ele, os usuários poderão bloquear celulares roubados, furtados ou perdidos, impedido que terceiros usem seus aparelhos, aplicativos de bancos e a linha telefônica.

O bloqueio do smartphone é feito por meio de uma notificação enviada pelo sistema Celular Seguro a instituições parceiras do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que é o responsável pela plataforma. A ideia é agilizar o bloqueio e inibir roubos e furtos de celulares com um serviço gratuito similar ao oferecido por algumas fabricantes como a Samsung e o Cadeado Galaxy.

Para utilizar o Celular Seguro é preciso acessar o seu site oficial em celularseguro.mj.gov.br ou baixar o aplicativo e fazer o login com a plataforma Gov.br. Caso você não tenha uma conta é preciso criar uma usando seus documentos como RG e CPF.

Após fazer o login, a tela inicial do Celular Seguro é exibida com três opções: registrar telefone, pessoas de confiança e registrar ocorrência. Vamos falar sobre cada uma delas abaixo.

Registrar telefone

Esta opção permite que o usuário cadastre os telefones que devem ser bloqueados em caso de perda, roubo ou furto. Para isto, clique nela e preencha os campos do formulário e clique em Cadastrar. O IMEI é um dado opcional, mas adicioná-lo facilitará o bloqueio do dispositivo, embora a operadora também consiga travá-lo remotamente.

Imagem: reprodução

Pessoas de Confiança

Como o Celular Seguro é uma plataforma de segurança, também é possível adicionar contatos de confiança para que eles possam registrar a ocorrência se o seu smartphone for roubado, furtado ou perdido, pois eles poderão registrar a ocorrência pela conta deles, pois você não terá acesso ao seu celular.

Imagem: reprodução

Registrar Ocorrência

Por fim, a última opção disponível é a Registrar Ocorrência. Com ela, você pode bloquear os seus telefones e emitir alertas para os seus contatos de confiança previamente cadastrados no sistema.

Imagem: reprodução

Nesta tela o usuário deve selecionar o aparelho perdido, roubado ou furtado e informar a data da ocorrência e a hora, bem como a situação para o sistema poder ajudar da melhor forma possível. Também é necessário informar o estado e a cidade onde ocorreu a situação que exigiu o bloqueio.

Imagem: reprodução

Além disso, o Celular Seguro também tem um aplicativo dedicado para Android e iOS, onde você pode realizar todos os processos com facilidade. Vamos conhecê-lo agora.

Como usar o aplicativo Celular Seguro

A tela inicial do aplicativo é similar a do site. Nela você pode fazer o login com a conta Gov.br ou registrar uma ocorrência diretamente, agilizando o processo caso você tenha perdido o celular, ele tenha sido ou roubado ou furtado.

Tela inicial do Celular Seguro para Android. Imagem: TudoCelular

Ao fazer login, há uma barra lateral com mais opções, mas as principais são apresentadas na tela inicial. Vamos aprender a utilizar cada uma delas.

Como cadastrar um telefone

Para utilizar o Celular Seguro, primeiro é preciso cadastrá-lo na base de dados do serviço. Para isto, toque no botão “Registrar telefone” na tela inicial do aplicativo.

Caso você ainda não tenha nenhum celular cadastrado no Celular Seguro, basta tocar no botão “Cadastrar telefone” para abrir o formulário de registro.

Imagem: reprodução/TudoCelular

Dentre as informações requisitadas estão:

  • Marca
  • Modelo
  • Número de série (opcional)
  • Pessoa de confiança (opcional)
  • Operadora
  • Número do telefone
  • IMEI (opcional)
Cadastrar pessoa de confiança

A pessoa de confiança é opcional e você pode adicioná-la para que ela bloqueie o celular para você caso ele seja roubado, furtado ou perdido, evitando que terceiros tenham acesso as suas informações pessoais.

Imagem: reprodução/TudoCelular

Desta forma, somente é recomendável cadastrar contatos próximos, pois a Pessoa de Confiança poderá bloquear o seu celular a qualquer momento.

Para cadastrar uma Pessoa de Confiança toque no botão correspondente na tela inicial do Celular Seguro, depois toque em “Adicionar contato”, preencha todos os campos e toque em “Cadastrar”.

Registrar ocorrência

A opção Registrar Ocorrência pode ser acessada a partir da tela inicial do Celular Seguro e permite que você bloqueie o telefone cadastrado previamente no sistema. O bloqueio funciona por meio de operadoras, bancos e outras empresas, então não é preciso ter uma conexão de internet ativa no smartphone para que ele seja travado.

Além disso, o bloqueio não permite que outra pessoa “limpe” o telefone e utilize aplicativos de bancos, tornando o dispositivo praticamente inútil para ladrões.

Imagem: reprodução/TudoCelular

Para bloquear o telefone basta tocar em Meus Telefones e selecionar qual foi perdido, roubado ou furtado, caso você seja o dono do dispositivo. Se você for um contato de confiança, toque em Telefone de Confiança e selecione o dispositivo que deseja travar.

Para registrar a ocorrência é preciso preencher um formulário com a data, hora, cidade, estado e a situação do aparelho (se foi perdido, roubado ou furtado).

Segurança 19 Dez

Vale dizer que é preciso registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) em uma delegacia caso o aparelho tenha sido roubado ou furtado, pois o Celular Seguro apenas bloqueia o dispositivo. Além disso, a polícia pode requisitar mais informações para investigar o crime e tentar recuperar o smartphone.

Celular Seguro BR

Desenvolvedor: Servicos e Informacoes do Brasil

Grátis

Tamanho: Varia

Saiba mais